Programa WhatsApp Business API Licenciado

Uma maneira melhor de se conectar com os seus clientes

Agora você pode licenciar o WhatsApp da sua Empresa, pagando muito pouco por isso.
Mensalidades por apenas 49,90 reais.*

Vantagem do programa:

• Preço exclusivo de lançamento do projeto por apenas 5,00 dólares* e vitalício;
• 100% estável, pois a conexão direta aos painéis Facebook;
• Pode prospectar / iniciar conversa com o Contato sem que você corra o risco de ser banido;
– Suporte junto ao WhatsApp.
– Todos as funções, configurações e históricos ZapSAC serão mantidas.•

*O valor de 5,00 dólares foi "abrasileirado" para 49,90 reais. Preço sujeito a variação conforme cotação do dólar.

Funcionamento

Entenda como funciona o WhatsApp Business Licenciado

Janela de Atendimento e sua precificação

Uma Janela de Atendimento ou Sessão é aberta toda vez que Você chama um Contato e/ou Quando um Contato chama Você e se se enquadram em duas categorias, que têm preços diferentes:
whatsapp mensagem recebida

Iniciada pelo usuário:

Uma conversa que foi iniciada em resposta à mensagem de um usuário. Sempre que Sua Empresa responder a um usuário durante a janela de atendimento ao cliente de 24 horas, a mensagem será associada a uma conversa iniciada pelo usuário. As empresas podem enviar mensagens em formato livre durante essa janela de 24 horas.

taxa de janela de atendimento aqui é de 0,0248 euro por 24 horas

Iniciada pela empresa:

Uma conversa que foi iniciada a partir do envio de uma mensagem da Sua Empresa para o usuário fora da janela de atendimento ao cliente de 24 horas. As mensagens que começam uma conversa iniciada pela empresa precisam de um Modelo de Mensagem.

A taxa de janela de atendimento aqui é de 0,0414 euro por 24 horas.

*Você só pode usar os Modelos de mensagem, ou seja, mensagens pré-aprovadas pelo WhatsApp.

whatsapp mensagem enviadas

Todas as conversas são medidas em sessões fixas de 24 horas. A conversa inicia quando a primeira mensagem da empresa é entregue, seja por iniciativa própria ou como uma resposta ao cliente. A empresa e os usuários podem trocar quantas mensagens quiserem (inclusive mensagens de modelo) durante uma sessão de 24 horas sem acarretar cobranças adicionais. Haverá uma única cobrança para cada sessão.

 

Conversas gratuitas

As primeiras 1.000 conversas de cada mês são gratuitas. Dessa forma, é possível criar experiências que os clientes adorarão antes de pagar por isso. Cada conta do WhatsApp Business (WABA) receberá 1.000 conversas grátis por mês que podem ser iniciadas pela empresa ou pelo usuário. Esse benefício é fornecido no nível da WABA. Por isso, mesmo que a conta tenha diversos números anexados, o limite de conversas gratuitas ainda será 1.000. O limite de conversas gratuitas é restaurado a cada mês conforme o fuso horário associado à WABA.

 

Modelo de mensagem

O que são os Modelos de mensagem?

Os Modelos de mensagens são mensagens pré-aprovadas pelo WhatsApp e podem ser usadas para iniciar uma conversa com o Contato ou Notifica-lo de itens do seu sistema ou site. 

A aprovação de tais mensagens, se não ferir nenhuma política do WhatsApp, ocorrer bem rápidas (e não se preocupe, vamos te ajudar na criação delas). Vale lembrar que toda vez que você usar um Modelo de mensagem será cobrado a taxa de janela de atendimento e você só poderá fazer o segundo disparo depois de 24 horas.

Quais os tipos de Modelos de mensagem:
  • Respostas automáticas do seu sistema e/ou site;
  • Atualização de conta;
  • Atualização de pagamento;
  • Atualização de financeiras;
  • Atualização de envio de itens ou mercadorias;
  • Atualização de reserva;
  • Resolução de problemas;
  • Atualização de compromisso;
  • Atualização de transporte/entrega;
  • Atualização de ingresso/preenchimento de formulário;
  • Atualização de alerta.
 

Dúvidas Frequentes

Em vigor desde 1º de fevereiro de 2022

Sim, todos os preços são tabelados e por regionais.

Veja mais sobre em: developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing

Números de telefone

Todas as contas da plataforma do WhatsApp Business dependem de um número de telefone válido. Este documento aborda como selecionar e adicionar um número de telefone à sua conta do WhatsApp Business (WABA, pelas iniciais em inglês).

 

Selecionar um número de telefone

Sua empresa precisa usar um número de telefone válido. Códigos curtos não são permitidos na plataforma do WhatsApp. O número deve incluir um código de país e de área. São aceitos números de telefones fixos e de celulares. Como um número de telefone é associado a uma conta do WhatsApp, o número precisa pertencer a você. Para concluir o registro, o número de telefone precisa ter a capacidade de receber chamadas de voz ou SMS.

Além disso, ele não pode ter sido usado anteriormente com a API do WhatsApp Business. Para usar um número que já está no WhatsApp, veja as instruções abaixo sobre como migrar um número de telefone.

Depois que um número de telefone for registrado na API do WhatsApp Business, ele não poderá mais ser usado no aplicativo WhatsApp Business, nem no aplicativo do WhatsApp para consumidores. É possível atualizar um número de telefone para a API do WhatsApp Business. Porém, não é possível fazer o downgrade.

Sim, também licenciamos 0800!!!

 

Muitas empresas desejam usar o número de telefone que os clientes já conhecem, como seu 0800 ou outro número gratuito. Esses tipos de número normalmente têm um sistema de resposta interativa de voz (IVR, pelas iniciais em inglês) que não pode ser navegado por uma chamada de registro do WhatsApp. Em vez disso, o WhatsApp consegue compartilhar com você um ou dois números de telefone dos quais a ligação de registro virá. Use essas informações para criar uma lista de permissão para os números. Assim, você poderá redirecionar a chamada a um funcionário ou à caixa de entrada na qual o código de registro será capturado.

Se você puder criar uma exceção na árvore de IVR, adicione o número de telefone à sua conta empresarial do WhatsApp. Além disso, abra um tíquete no Suporte Direto para pedir os números da chamada de registro e mencione o número de telefone que você está tentando registrar.

Números de telefone IVR que não recebem nossas ligações de registro são incompatíveis.

Sim!!! Você pode usar um número de telefone que já esteja registrado no WhatsApp Business e nas versões do WhatsApp para Android e iPhone. Contudo, a fim de registrar esse número de telefone na API do WhatsApp Business, você precisará seguir as etapas abaixo para excluir a conta do WhatsApp associada ao número.

Todas as mensagens recebidas após a exclusão da conta do WhatsApp no Android ou no iPhone serão colocadas na fila pelos servidores do WhatsApp e entregues caso o registro seja bem-sucedido.

  1. No Gerenciador de Negócios do Facebook, adicione o número de telefone que já está registrado no WhatsApp Business e nas versões do WhatsApp para Android e iPhone.
  2. Atribua um nome de exibição ao seu número de telefone de acordo com as diretrizes para nomes de exibição. Envie-o para a avaliação pela equipe do WhatsApp. Você será notificado quando o nome de exibição for aprovado.
    Observação: não será possível baixar um certificado se a sua conta do WhatsApp para Android ou iPhone ainda estiver ativa.
  3. Abra o aplicativo WhatsApp (ou WhatsApp Business) para Android ou iPhone.
  4. Navegue até a página Configurações.
  5. Selecione Conta.
  6. Selecione Excluir minha conta.
  7. Siga as etapas para excluir a conta do WhatsApp associada a esse número de telefone. Pode levar até 3 minutos para que o número desconectado fique disponível. Avance para a etapa 8 após esse tempo.
  8. Volte ao Gerenciador de Negócios do Facebook e atualize a janela do navegador. Será disponibilizado um certificado para download a fim de continuar o processo de registro.

Ao registrar o número, você começa a obter mensagens de entrada recebidas após a exclusão da conta do WhatsApp (etapa 6). Em específico, as mensagens na fila são liberadas assim que você solicita e confirma o código de registro. Não há limite de volume para a liberação das mensagens na fila.

Após a migração do número de telefone para a API, não será mais possível usar o aplicativo WhatsApp Business com esse número. Caso você não faça um backup, o histórico de conversas será perdido. Caso você já use a plataforma da ZapSAC, as conversas ficaram gravadas.

 

Infelizmente, será necessário usar um número de telefone que possa receber SMS ou chamadas de voz para que possamos enviar o código de registro. Códigos de registro manuais já foram permitidos, mas não são mais. Números de telefone que usaram códigos de registro manuais anteriormente continuarão funcionando conforme necessário. Para novos números de telefone, os códigos de registro só serão enviados por meio de SMS ou chamadas de voz.

Não.

Se um usuário entrar em contato com uma empresa, ela poderá responder com qualquer tipo de mensagem nas 24 horas seguintes. Esse tipo de mensagem é gratuito.

No entanto, se a empresa entrar em contato com um usuário sem que ele tenha enviado uma mensagem primeiro ou após esse período de 24 horas, a empresa só poderá enviar um modelo de mensagem. Esse tipo de notificação é pago.

Mensagens de texto de formato livre e mensagens de mídia não funcionam fora do período de 24 horas. Elas retornam uma falha de retorno de chamada com o erro 470.

  • enviar o resultado ao usuário ou
  • solicitar uma resposta do usuário com o objetivo de ativar uma nova janela de atendimento ao cliente.

Em ambos os casos, adicione a maior quantidade possível de contexto ao modelo de mensagem. Por exemplo:

  • “Olá, {{1}}! A respeito do problema que você relatou anteriormente, viemos informar que, infelizmente, {{2}}. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência causada.”
  • Temos atualizações a respeito do seu ticket. Responda a esta mensagem se deseja continuar recebendo suporte.”

Preparação!

O que eu preciso FAZER antes de licenciar meu número?

Dados que você precisaram fornecer ao FBM

• CNPJ, Razão Social, endereço (apenas dados);
• Nome e email do responsável pelo licenciamento;
• Número de WhatsApp Business ativo ou Número ainda não utilizado

Ativos que você precisará ter:

Conta pessoal no Facebook;

> Clique aqui e veja como verificar esse ativo.
Conta da empresa, ou seja, Facebook Business com dos Dados da empresa verificado.
> Clique aqui e veja como verificar esse ativo.

• Sua Facebook Business ID em mão;
> Clique aqui e veja como verificar esse ativo.

Em caso de Licenciamento de Números já cadastrados no WhatsApp ou WhatsApp Business:

• WhatsApp Business instalado com o nome da Empresa (pode ser o fantasia);
> Clique aqui e veja como verificar esse ativo.

• WhatsApp Business informado e verificado na conta, Facebook Business com dos Dados da empresa verificado.

> Clique aqui e veja como verificar esse ativo.

• Não é obrigatório, mas é bom ter: website, Fanpage e Instagram da empresa.

Processo de Licenciamento

Aqui existem 2 caminhos de licenciamento, um para novos números e outro para um para números já ativos. Em ambos os casos vamos precisar da conta Facebook Business Manager ativa.

Licenciar um Novo Número

Licenciar uma NOVO número de WhatsApp é o caminho mais rápido para se obter seu licenciamento, porém seu número ficará limitados a 50 sessões por dia, até que toda documentação seja vista e aprovada pelo Facebook. 

O tempo de espera pode ser de 20 mim a 48 horas e vamos seguir os seguintes passos:

1) Envio do pedidos e dos dados para a ZapSAC (via WhatsApp).
2) Será agendado uma data para envio do formulário, criação da conta na 360 dialogo e vínculo ao WhatsApp. (duração 20 mim).
3) Aguardar ativação provisória.

Licenciar um Número Ativo

Os números de WhatsApp Business que já estão sendo usados para atender aos Contatos, precisa de um processo diferente, pois necessita de vistas do Facebook antes da liberação, mas tal liberação já é definitiva.

O tempo de espera desse processo pode levar 20 dias e vamos seguir o seguintes passos:

1) Envio do pedidos e dos dados para a ZapSAC (via WhatsApp). (mesmo dia).

   1.1) Certifique-se que você já tem uma conta Facebook Business ou crie uma nova;

2) O time da ZapSAC vai solicitar ao WhatsApp / 360dialog a abertura da sua conta WhatsApp Business API (até 5 úteis);

3) Você receberá um email da 360dialog de confirmação do cadastro. (mesmo dia)
   3.1) Aprovação da 360dialog no Facebook Business. (mesmo dia)
   3.2) Conferir as informações da empresa dentro do Facebook Business Manager. (mesmo dia)

4) Nós verificaremos a criação da conta e aguardaremos a aprovação do WhatsApp (até 5 dias úteis);

5) Após aprovação, será agendado o cancelamento do WhatsApp do celular para indexa-lo ao painel da WhatsApp / 360dialog / ZapSAC (de 20 mim a 12 horas)

*Vale ressaltar que todo o processo será acompanhado pelo Time da ZapSAC junto ao time do WhatsApp / 360Dialog.
**O processo de criação da conta do WhatsApp Business Api não garante a aprovação da Conta pelo WhatsApp.
***O processo de pedido de criação de conta não interrompe o uso do WhatsApp ou gera qualquer risco de banimento.
****Nem todas empresas licenciadas receberam o selo de licenciado imediatamente. Tal processo cabe apenas ao WhatsApp.

Alguns clientes em já estão licenciados

Perguntas Frequentes (FAQ)

Sim, estamos autorizados a homologar números de WhatsApp Business Enterprise API no Brasil junto 360Dialog.

Imediatamente! Basta você ter todos os Dados e Ativos necessários para seu pedido.

Não custa nada! Você só começará a pagar pela mensalidade após a ativação do WhatsApp Licenciado.

O custo é de 5,00 dólares, que nós abrasileiramos por 49,90 reais. Logo, você somara 49,90 a sua atual mensalidade da ZapSAC.

Sim, quando Você chama um Contato para uma conversa e/ou responde ele fora da da janela de 24 horas, Você paga 0,05 de euro por mensagem enviada.

Durante o mês, vamos contabilizando todos as mensagens que se encontram dentro desse classe de mensagens, e o total será enviado 7 dias antes do vencimento da sua mensalidade em boleto à parte.

Vale lembrar que você pode checar uma precisão do que já foi gasto diretamente no Painel, na página Relatório Oficial. 

 

Você precisará informar: 

• CNPJ, Razão Social, endereço (apenas dados);
• Nome e email do responsável pelo licenciamento;
• Número de WhatsApp Business ativo ou Número Novo;
• Facebook Business ID;

Obs.: Você precisará ter dos Documentos dos Dados acima informado, caso o Facebook / WhatsApp solicite. Em caso de dúvidas, acesse o Site do Facebook, para mais informações.

Caso você já tenha o Facebook Business com todos dados da empresa e o número que será cadastrado, o processo levará:

  • Números novos: 30 minutos, porém com limitações;
  • Números ativos: até 20 dias uteis.

Não, o máximo que o WhatsApp pode fazer é não permitir que sua empresa entre no programa. Vale lembrar que tal decisão negativa ao licenciamento é passível de recurso de 2º analise. Veja a lista de empresas que podem e não podem fazer parte do programa.

Não, mas se você optar por usar um número já em uso dentro de um WhatsApp Business, ele é zerado e o acesso via smartphone negado. À partir do momento que o número é homologado pelo Facebook, você e seus colaboradores só ponderam acessar via Painel de Controle.

Sim, desde que seja uma mensagem “Template”, ou seja , pré-aprovada pelo WhatsApp / Facebook

Sim, o sistema funciona exatamente como o WhatsApp Web com algumas funções a mais que ajuda a organizar o auto fluxo de mensagens.

As únicas excessões são no envio de vídeos, estes não podem exceder 15mb de tamanho e ao áudio que vai como mp3.

Dentro do seu Painel na página Histórico

Nosso sistema roda 100% na nuvem, logo você e seu time podem trabalhar de onde quiser. Eles apenas acessaram o seu Painel de Controle dentro do ZapSAC com seus emails e senha já criados!

Sim, o sistema permite a continuação do uso do seu chatbot

Sim, o sistema permite a integraçào com seu sitema ou webiste

Claro!!! No início nosso time vai se reunir online com vocês e mostrar como funciona tudo. Também vamos estudar seu caso para que seu sistema de atendimento fique organizado, padronizado e que proporcione a melhor experiência possível ao seu Cliente.

Depois disso você pode agendar mais reunião e/ou chamar nosso suporte que funciona de seg. a sex no horário comercial, ou se for uma urgência, chamar nosso plantão 24h no 31 2526-4449.

Não, mas caso você sai do programa, você poderá aguardar até 7 dias para o WhatsApp liberar seu número para ser ativado em um smartphone novamente.

Entendemos que a questão do aumento do investimento é uma questão sensível para todos, mais isso não é tudo.

Infelizmente o WhatsApp tem “fechado o circo” nas empresas que utilizam softwares de terceiros. 

Tendo em vista as mudanças e obrigatoriedades ocorridas no Aplicativo WhatsApp, para a versão WhatsApp Beta percebemos um aumento de risco de banimento por parte do WhatsApp quem usa serviços como os nosso, não licenciado. 

Também houve um alerta, por parte do nosso agente que responde pelo WhatsApp, onde ele acredita que o WhatsAppp, em um breve período de tempo, devido a mudança na programação do WhatsApp, detectou que utiliza ou não ferramentas de terceiros.

Outro alerta dele é com relação ao Facebook querer mudar a política deles de Gratuidade, onde passaram a cobrar por cada WhatsApp Business e continuará a não cobrar dos WhatsApp (de pessoa física)

Bom, prevenir é sempre melhor que remediar.

Indico fortemente que todos se adequem e façam seu pedido de licenciamento.

Perguntas Frequentes - FAQ

Ainda ficou alguma dúvida? Me manda um zap!

marcar reunião online

proposta por email

ligar pra gente

Manda um zap

Verificação Facebook Business

1º) Acesse https://business.facebook.com/settings/info e verifique os dados da empresa. É importante que os dados estejam igual seu “Cartão CNPJ”: Razão Social, CNPJ,  Telefone (não precisa ser WhatsApp), Endereço, Site, Etc…

2º) Clique em Ver detalhes (2) e feche a tela. Em 3 dias o Facebook vai verificar sua Conta (3).

3º) Note que onde está de verde, é sua Facebook ID. Salve ela pois vamos precisar mais para frente

Veja em vídeo como verificar o Facebook Business

Play Video about WhatsApp

Ei, você! Não Vá embora antes de saber isso

Você pode chamar no WhatsApp para:

Uso de cookies: Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegar você concorda com nossa política de privacidade.